Certamente quem disse que lugar de mulher é na cozinha, não conhece as guerreiras do off-road. Só na 5º edição do Rally Transcatarina, que acontecerá de 17 a 20 de julho, entre as mais de 160 duplas, serão quase 30 participantes mulheres, entre pilotos e navegadoras.
O número de inscritas mostra que a delicadeza feminina está mudando o contexto do universo off-road - até pouco tempo, dominado pelo sexo masculino. A capacidade dessas guerreiras estará em observação no decorrer de três dias de certame e aproximadamente 800 quilômetros de prova que adentrarão estradas de terra e trilhas com os mais diversos obstáculos fora-de-estrada.
A largada da competição será em Fraiburgo e a chegada em Balneário Camboriú, SC. Outras cidades sedes são: Timbó Grande, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho e Guaramirim. O preconceito e o medo de perder para uma mulher ainda existem, entretanto, grande parte dos homens já superaram esse machismo.
Exemplo disso é Rogério Augusto Franciosi, que forma dupla com a esposa, Ilca Nunes Franciosi. Ele pilota, ela navega. "O trabalho do navegador é 50% (ou mais) da competição, e ela faz isso muito bem, até porque as mulheres são mais dedicadas e se preocupam com os pequenos detalhes. Procuram atingir mais a perfeição", afirmou Franciosi.
Tal é este grau de confiança na competência feminina, que o espaço ocupado por elas dentro do carro está cada vez maior, e é possível encontrar o "sexo frágil" na pilotagem. Este é o caso de Bruno e Talita Lindemann, da categoria Júnior. "A Talita tem desenvolvido bem e se destacado na função de piloto. As mulheres tem uma preocupação maior em preservar o equipamento. No ano passado, fizemos 15 corridas e a única que eu dirigi, bati o veículo, enquanto as outras 14 pilotadas por ela, o 4x4 se manteve intacto", comentou Bruno.
Agora é só esperar e conferir o desempenho dessas mulheres que competirão com garra e de igual para igual com os homens, para mostrar que lugar de mulher é no carro e nas trilhas.
Roteiro - 5º Rally Transcatarina
17 de julho - Prológo em Fraiburgo
18 de julho - Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas
19 de julho - Canoinhas - Mafra - Rio Negrinho
20 de julho - Rio Negrinho - Guaramirim - Balneário Camboriú
2 de jul. de 2013
Edição do Rally Transcatarina: mulheres darão um ar delicado ao rali
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Kart Cross RS agradece a sua participação. Fique a vontade. O blog foi feito para você!