27 de jun. de 2013

Equipe Can-Am traça estratégias para o Rally dos Sertões

Pilotos analisam o roteiro do evento, que conta com suporte diferenciado de peças a todos os veículos Can-Am.

A equipe Can-Am está atenta a tudo que envolve a disputa do Rally dos Sertões, entre 25 de julho e 3 de agosto. Assim que os detalhes do roteiro da 21ª edição foram divulgados, na noite desta terça-feira no briefing em São Paulo (SP), os pilotos Carlo Collet, da categoria UTV, e Ernesto Jun, dos quadriciclos, já começaram a traçar suas estratégias. A marca canadense anunciou ainda suporte diferenciado de peças a todos os veículos Can-Am da prova, o qual será feito pela equipe da Bike Box.

Pentacampeão dos quadriciclos, Collet busca o título inédito dos UTVs a bordo do Can-Am Maverick, sendo que Jun acelera o Renegade 1000 XXC. A dupla terá pela frente 4.115 quilômetros de percurso, sendo 2.488 de especiais – ou seja, 60% do roteiro será formado por trechos cronometrados. A organização do evento revelou os detalhes do percurso, que tem início e fim na cidade de Goiânia (GO), passando ainda pelo Estado do Tocantins.

“Será um grande teste de resistência. Haverá piso de areia, mas o roteiro será marcado por muitas pedras, que exigirão muito dos pilotos e dos equipamentos”, comentou Collet, que contará com o navegador Marcos Lara. “Mais uma vez, o grande desafio será a passagem pelo Jalapão, a especial mais longa do roteiro. Os pilotos precisarão de bastante habilidade e paciência”, continuou.

Ernesto Jun foi direto: “Espero que seja o mais difícil possível, pois isso faz diferença para separar a qualidade dos pilotos e dos equipamentos”. Ele está atento a todos os detalhes do roteiro. “As informações divulgadas são muito importantes para que a gente trace a estratégia para a prova. Acredito que os quadriciclos Can-Am levam vantagem em solos de pedra, já que a roda maior do veículo possibilita mais resistência. Os pneus furados são muito comuns na categoria em ambientes assim”, lembrou Jun.

Suporte de peças – Durante todo o Rally dos Sertões, os competidores que correm com veículos Can-Am terão à disposição suporte diferenciado de peças. O serviço será prestado pela equipe da Bike Box, diretamente da área de box do evento, mesmo nos locais mais inóspitos.

“Será um suporte muito interessante aos pilotos, pois a ausência de uma peça pode comprometer toda a prova do Rally dos Sertões. A caravana passa por locais de difícil acesso e a Can-Am estará ao lado de seus clientes com um leque variado de peças, que irá atender bem a todos”, explicou José Koizumi, o Avê, chefe de equipe da Bike Box.

“Analisamos as avarias mais comuns em um evento como o Sertões e estaremos preparados para fazer a reposição a preços justos, similares aos que são encontrados nas concessionárias Can-Am. Certamente esse será um grande diferencial para os pilotos”, concluiu Avê, que prestará o mesmo tipo de suporte em outras provas do calendário da modalidade.

Confira os detalhes do roteiro do Rally dos Sertões 2013:

1ª etapa – 25/07, quinta-feira
Goiânia (GO)
PRÓLOGO

2ª etapa – 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) / Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km

A especial será um resumo do que os competidores encontrarão ao longo do rali: zonas de trial repletas de pedras, travessias de riachos, serras sinuosas e trechos de solo abrasivo de piçarras, ideais para altas velocidades.

3ª etapa – 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) / Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km
DF: 89 km
TOTAL: 414 km

Os pilotos terão pela frente serra sinuosa e estreita de piso de piçarra, além de zonas de plantação de cana de açúcar, com curvas de nível. A especial oferece o prazer de acelerar e muitos pontos de ultrapassagem.

4ª etapa – 28/07, domingo
Uruaçu (GO) / Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km
DF: 25 km
TOTAL: 289 km

Especial técnica e sinuosa do início ao fim, com bastante exigência na navegação e nos freios. O dia será curto, porém decisivo para a classificação da prova.

5ª etapa – 29/07, segunda-feira
Porangatu (GO) / Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km
DF: 110 km
TOTAL 487 km

Esta será a única Etapa Matarona da prova, a qual não permite suporte mecânico aos competidores. Mesmo assim, não haverá facilidades: muita erosão, pedra e aclives e declives pela frente. Haverá ainda zona de radar em uma ponte com paus soltos.

6ª etapa – 30/07, terça-feira
Natividade (TO) / Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km
DF: 43 km
TOTAL: 424 km

Especial rápida, com trechos sinuosos e retas de areia. Novamente os quadriciclos e UTVs precisarão de atenção nas zonas de radar em pontes com paus soltos.

7ª etapa – 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) / Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km
DF: 123 km
TOTAL: 746 km

O dia mais longo do rali será ainda a primeira vez que um laço fará parte do roteiro da prova. A famosa região do Jalapão, já tradicional no percurso, volta a trazer locais inóspitos, muita areia e navegação por GPS. A especial inclui ainda solo de piçarra, travessia de corredeiras, lajes de pedra que podem furar os pneus e um percurso em “S” de alta velocidade no final, com fesh fesh (chão parecido com talco).

8ª etapa – 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) / Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km
DF: 20 km
TOTAL: 666 km

O dia começará cedo e com longo deslocamento em asfalto, o que exige o dobro de atenção dos pilotos para evitar eventuais cochilos. A especial será marcada em sua metade por altas velocidades em piso de cascalho. A Serra da Mulher que Chora quebra esse ritmo e impõe cautela aos pilotos nos últimos 160 quilômetros do roteiro, cuja visibilidade ficará prejudicada com grossas cortinas de poeira.

9ª etapa – 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) / Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km
DF: 253 km
TOTAL: 550 km

Especial típica de rally cross country, bastante completa e com terrenos variados em região de serra.

10ª etapa – 03/08, sábado
Goianésia (GO) / Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km

Quem chegar até a última especial tem boas chances de cruzar a rampa no Memorial Oscar Niemeyer, em Goiânia, já que o dia será tranquilo em locais praticamente planos e canaviais com curvas e navegação descomplicada.

TOTAL DA PROVA: 4.115 km
TRECHOS CRONOMETRADOS (ESPECIAIS): 2.488 km – 60% do roteiro

Da Assessoria de Imprensa

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